31/10/2016

Patrimônio Histórico

Patrimônio Histórico representa todo bem móvel, imóvel ou natural, que tenha importante significado para uma sociedade, seja por seu valor estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e de referência cultural.
Patrimônio histórico material é formado por um conjunto de bens culturais classificados em cinco tipos: arqueológico , paisagístico e etnográfico ; histórico, belas artes e artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
Já os imateriais são àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares, tais como os mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas, etc. Assim, as danças populares, histórias representadas em espetáculos teatrais e obras de arte fazem parte do patrimônio imaterial.
Tudo sob controle
Para se tornar um patrimônio histórico é preciso que aquele bem seja tombado. Isso significa que o poder público deve manifestar-se a favor de tornar aquele bem um patrimônio e para isso deve emitir um ato administrativo , seguindo as regras específicas para esse objetivo. Esse ato administrativo é realizado pelo Poder Público , nos níveis federal , estadual ou municipal.
Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído.

Patrimônio Nacional
Como nosso país tem uma cultura rica e diversificada, temos vários patrimônios históricos já tombados. Segue alguns exemplos:
Cidade Histórica de Ouro Preto  - Minas Gerais, Centro Histórico de Olinda - Pernambuco, Pelourinho – Bahia, Estação da Luz São Paulo, Ruínas de São Miguel das Missões - Rio Grande do Sul, Cristo Redentor - Rio de Janeiro, Conjunto Urbanístico de Brasília – Brasília, Palácio do Catetinho - Brasília.
Para conhecer todos os bens já tombados no Brasil, consulte o Guia de Bens Tombados (atualizado em 2012), elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Patrimônio Mundial
Com o objetivo de incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade, a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura - UNESCO criou, em 1972, a Convenção do Patrimônio Mundial.
Essa convenção é fruto de um esforço internacional de valorização de bens que, por sua importância como referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos.
Saiba mais sobre as características da Convenção do Patrimônio Mundial.
Como exemplos de patrimônios da humanidade, podemos citar: Pirâmides de Gizé - Egito, Machu Picchu - Peru, Estátua da Liberdade - Estados Unidos, Muralha da China - China, Torre de Piza - Itália, Coliseu de Roma - Itália, Palácio de Versalhes - França, Torre Eiffel - França e Acrópole de Atenas - Grécia.

Importante preservar!          
Uma vez que grande parte desses patrimônios está sujeitos à ação de fatores naturais, como umidade, temperatura, etc., há constante preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade. Essa preservação é garantida através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção de suas características originais.
Mundialmente o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade é a Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação - UNESCO.

No Brasil, existe o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, órgão que atua na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil. O Instituto foi criado pela Lei nº 378, de 1937, do governo de Getúlio Vargas.


Fonte: smartkids.com.br

29/10/2016

REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

TIPOS TEXTUAIS

Poético


Texto, geralmente, organizado em versos e estrofes para transmitir ideias, emoções...  Pode apresentar rimas, onomatopéia e sentido figurado.




O RELÓGIO
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac...
          
                         Vinícius de Morais, 1970




Narrativo

Texto que relata fatos reais ou histórias inventadas, contada por alguém. Pode aparecer a fala dos personagens da história, sempre antecedido por travessão.

  O cavalo e o burro                                                                 
Monteiro Lobato

  O cavalo e o burro seguiam juntos para a cidade.  O cavalo contente da vida, folgando com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro - coitado!- gemendo sob o peso de oito.  Em certo ponto, o burro parou e disse:
— Não posso mais!  Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso igualmente, seis arrobas para cada um.
O cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada.
— Ingênuo!  Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso tão bem continuar com as quatro?  Tenho cara de tolo?
O burro gemeu:
— Egoísta,  Lembre-se que se eu morrer você terá que seguir com a carga de quatro arrobas e mais a minha.
O cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso.  Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e rebenta.
Chegam os tropeiros, maldizem a sorte e sem demora arrumam com as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta.  E como o cavalo refuga, dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade.
— Bem feito!  Exclamou o papagaio.  Quem mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso?  Tome!  Gema dobrado agora…



De Opinião

Texto argumentativo que expõe o ponto de vista do autor sobre determinado tema, circulando entre os meios de comunicação como jornais, revistas, etc...




IDEIA CENTRAL DE UM TEXTO:

Podemos perceber nesse texto Poético que, a ideia central dele é expressar a pressa do autor, devido à alguns fatores (estar atrasado e ter perdido a alegria), por isso ele quer que o tempo passe rápido.

No texto Narrativo percebemos a ideia sobre o egoísmo e suas consequências (pois o cavalo foi egoísta em não dividir o fardo com o burro e poi isso o burro não aguentou, sobrando assim todos os fados para o cavalo carregar sozinho).

No texto de Opinião é expressado a ideia de solicitação de justiça e igualdade para todos no recebimento do benefício da aposentadoria. ( pois o autor diz que nem o fatot de ser homem ou mulher e nem o tipo de profissão podem ser critérios para que um trabalhador receba esse benefício antes de outros trabalhadores.

Encontro consonantal e dígrafo.

Conforme estudamos, quando duas letras se unem para formar 1 som, ou seja, quando não percebemos o som separado de cada letra, a nomeamos Dígrafo.

EX: chave, vassoura, ilha, arroz, queijo, minha, exceção, piscina, nascer, ...

VOCÊ PRECISA LER A PALAVRA E PERCEBER O SOM! (existem outras regras, mas prefiro dar essa dica à vocês! ;)

Ao contrário disso, quando você percebe o som de cada letra, chamamos Encontro Consonantal.
EX: abraço, primo, flor, ritmo, cacto, advogado, planta,...

1) Vamos separar as sílabas de todas as palavras dos exemplos acima:
a) chave: cha-ve
b) vassoura: vas-sou-ra
c) ilha: i-lha
d) arroz: ar-roz
e) queijo: quei-jo
f) minha: mi-nha
g) exceção: ex-ce-ção
h) piscina: pis-ci-na
i) nascer: nas-cer
j) abraço: a-bra-ço
k) primo: pri-mo
l) flor: flor
m) ritmo: rit-mo
n) cacto: cac-to
o) advogado: ad-vo-ga-do
p) planta: plan-ta

Dessa forma, quando em uma frase ou texto uma palavra não couber (toda ela) na linha de seu caderno, é assim que deve ser feita a separação silábica! ;)

Sinônimo e Antônimo
Sinônimo são palavras diferentes que expressam o mesmo sentido. EX: rápido-depressa.

Antônimo são palavras diferentes com sentido/significado diferente. EX: rápido-devagar.

*Busque esses conteúdos no seu caderno e nas páginas 14 e 15 da apostila de Língua Portuguesa.

Interpretação de texto: nós temos realizado várias atividades interpretativas. A interpretação é possível quando você lê o texto com bastante atenção e sublinha as partes relacionadas ao que é pedido.

20/10/2016

Vamos conhecer os biomas brasileiros!


Conhecer melhor o país em que vivemos é essencial para construirmos nossa identidade.

O bioma é o conjunto de seres vivos e apresenta uma vegetação de aparência semelhante e necessidades de luz, calor e umidade também semelhantes. É formado por um conjunto de ecossistemas. 

Algumas curiosidades serão apresentadas e informações super valiosas de um espaço 100% dedicado à biologia. 

Clique na imagem para começar!



18/10/2016

Agora vocês irão viajar pelos principais biomas brasileiro. Junte-se aos Guardiões da Biosfera e aprenda muito nessa aventura!


Turma da Mônica - Um Plano para Salvar o Planeta


Vamos repensar nossas atitudes e mudar nossos hábitos para garantir a vida em nosso planeta!


08/09/2016

Matar Sapo dá Azar? Ou é história pra boi dormir?

Todo ser vivo tem sua importância, não é a toa que ele está aqui na Terra!
Mas e o sapo? Esse anfíbio esverdeado e gosmento... 
Vamos ver o que essa família que se muda da cidade para o campo vai achar desse bichinho!...
    livro em LIBRAS.

Todos os seres vivos são importantes para o planeta?

Será que até mesmo aquele insetinho chato tem uma função na Terra?

05/09/2016

Fotossíntese

Entenda de modo simples o processo da  fotossíntese!!!

Sugestão de livro - A eleição da criançada



A Eleição da Criançada


O país estava em época de eleições para presidente, governadores, senadores e deputados, e a escola aproveitou a oportunidade para passar aos alunos os valores do exercício democrático e de cidadania. 

As chapas opostas entram em disputa e uma delas começa a "jogar sujo". 

Será que essa turma conseguirá definir essa eleição?
Quem será o candidato vencedor? 


Autor: Pedro Bandeira | Ilustrações de Rogério Soud

30/08/2016

Oceano - Desde a sua formação à relação com os seres humanos nos dias atuais

Nesse vídeo podemos ver como os oceanos são vitais na vida humana, responsáveis pelo desenvolvimento das relações sociais e comerciais. A história dos povos foi escrita graças a ele e sem ele não estaríamos aqui. O oceano é parte de nós!







Oceanos - Um mundo dentro da Terra

Prepare-se para uma aventura em um mundo pouquíssimo conhecido, cheio de encantos,mas que está correndo perigo!





24/08/2016

Que tal acompanhar tudo que se passa no Senado Federal?

Estudamos os 3 poderes brasileiros: Executivo, Legislativo e Judiciário. Sabemos que os poderes estão presentes nas instâncias Municipais, Estaduais e Federal.

Abaixo seguem links importantes que te levarão para conhecer onde acontece as votações de projetos de leis, as diferentes secretarias e ministérios e dá até para entrar em contato com vereadores, deputados  até com o presidente.

Conheça cada um clicando abaixo:








MULTIDISCIPLINAR - Uma ONG Socioambiental

Temos estudado sobre organizações de grupos sociais para expressar sua opinião e mobilizar mudanças na sociedade. Temos estudado também sobre a importância do cuidado com o solo entre tantas outras questões ambientais.

Acesse esse link e conheça uma ONG (Organização Não Governamental) Socioambiental

15/08/2016

O poder do povo!


Estudamos sobre os três poderes no Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Mas será que só existem esses poderes? E o povo, só tem poder com o seu voto?
Assista ao vídeo e descubra como funciona o poder do povo.



SUBSTANTIVOS

substantivo é a palavra usada para definir qualquer sercoisa, ou substância. Desta forma, praticamente todas as palavras que conhecemos podem ser classificadas como substantivos. Mas como os substantivos podem variar em gênero(masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo), todas estas palavras tiveram que ser divididas em grupos correspondentes aos  substantivos que as  define.
Os substantivos existentes são:
  • Substantivo comum: Indica um mesmo nome a todos os seres da mesma espécie (cachorro, idoso, livro).
  • Substantivo próprio: Indica lugares, nomes ou países ; São Paulo, Henrique, Alemanha…
  • Substantivo Simples: São palavras que por si só têm um significado; mão, chão, uva…
  • Substantivo composto: São palavras que necessitam de outra para ter significado; guarda-chuva, girassol, beija-flor…
  • Substantivo primitivo: São palavras que podem originar outras palavras ; mar, fazenda, lixo…
  • Substantivo derivado: São palavras que derivam de substantivos primitivos ; maresia, fazendeiro, lixeiro…
  • Substantivo concreto: Indicam seres reais ou imaginários independentes; Deus, mesa, chão…
  • Substantivo abstrato: Indicam sentimentos dependentes das pessoas ; amor, ódio, tristeza…
  • Substantivo coletivo: Indicam um conjunto de seres naturais ou materiais mesmo que a palavra esteja no singular; enxame (conjunto de abelhas), matilha (conjunto de cães), biblioteca (conjunto de livros)…
  • Substantivos biformes: Indicam palavras que se aplicam aos dois gêneros de formas diferentes; menino e menina, bode e cabra, príncipe e princesa.
  • Substantivos uniformes:Indicam palavras que cabem aos dois gêneros da mesma forma.Quando empregada as palavras “macho” e “fêmea” indicadas para denominar animais e plantas (jacaré macho e jacaré fêmea, cobra fêmea e cobra macho) chamamos de “epicenos”.Quando usamos artigos para denominar o gênero ( adentista, o dentista) chamamos de “comuns de dois gêneros”.Quando usamos o mesmo artigo e a mesma palavra para denominar algo do gênero de forma invariável ( a criança, o indivíduo) chamamos de “sobrecomuns”.

Frases compostas por substantivos comuns

  • criança foi adotada.
  • cachorro está doente.
  • animal que dá leite é a vaca.
  • Aquele senhor idoso é meu avô.

Frases compostas por substantivos próprios

  • Vou para Belo Horizonte.
  • Joana me pediu uma carona.
  • Tenho um irmão chamado Everton.
  • Tenho parentes na Alemanha.
 Frases compostas por substantivos simples
  • Estou com dor de barriga.
  • Comemos couve no almoço e no jantar.
  • Tenho sede, preciso de um pouco de água.
  • Como é lindo o sol da tarde.

Frases compostas por  substantivos compostos

  • Há um guarda-noturno no bairro onde moro.
  • Comprei um guarda-chuva azul.
  • Plantei uma muda de girassol no meu jardim.
  • Meu doce favorito é o pé-de-moleque.

Frases compostas por substantivos primitivos

  • mar não está pra peixe.
  • fazenda é de gado leiteiro.
  • Separei o lixo para reciclagem.

Frases compostas por substantivos derivados

  • A maré não está pra peixe.
  • fazendeiro tem um gado leiteiro.
  • Separei o que é reciclável para o lixeiro.

Frases compostas por substantivos concretos

  • Deus é brasileiro.
  • cadeira é de madeira maciça.
  • terra é fértil.

Frases compostas por substantivos abstratos

  • O amor e o ódio andam juntos.
  • Me dá tristeza pensar na guerra.
  • Fico feliz pela visita.
Sinto saudades da família unida.

Frases compostas por substantivos coletivos

  • Meu tio foi atacado por uma matilha.
  • Sonho em ter uma biblioteca particular.
  • Aquela banda de rock é das boas.
  • O ataque de um enxame pode ser fatal.

Estudando o DETERMINANTE de um substantivo

O determinante se caracteriza pelo termo que acompanha o substantivo, sendo esse (o substantivo) definido por “nome”. Então determinante acompanha o nome
Veja nos exemplos:

O garoto se encontrava radiante.

Aquele garoto se encontrava radiante.

Muitos garotos se encontravam radiantes.

Quatro garotos se encontravam radiantes. 


Os termos em destaque nos enunciados se caracterizam por: artigo (o, a, os, as), pronome demonstrativo (aquele, esse, isso, etc...), pronome indefinido (muitos, vários, algum, qualquer, etc...) e numeral cardinal (quatro, sete, oito, etc...). 


VEJA MELHOR NO QUADRO ABAIXO:


10/08/2016

A Litosfera

Estamos estudando a Biosfera, que é constituída pela Hidrosfera, Atmosfera Terrestre e a Litosfera.

Agora vamos aprofundar nossos estudos no conhecimento da Litosfera








Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.
Convergência - movimento para um ponto comum, para a mesma direção.
Divergência - movimento para um ponto oposto, contrário.

Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.
Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores. Elas são: Placa Eurasiática, Placa Indo-Australiana, Placa Filipina, Placa dos Cocos, Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa Arábica, Placa de Nazca, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártica e Placa Caribeana.

Os movimentos das placas são devidos às “correntes de convecção” que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a se movimentar lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar à mais material aquecido.

                                                                                                                                        Fonte:infoescola.com