29/10/2016

REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

TIPOS TEXTUAIS

Poético


Texto, geralmente, organizado em versos e estrofes para transmitir ideias, emoções...  Pode apresentar rimas, onomatopéia e sentido figurado.




O RELÓGIO
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac...
          
                         Vinícius de Morais, 1970




Narrativo

Texto que relata fatos reais ou histórias inventadas, contada por alguém. Pode aparecer a fala dos personagens da história, sempre antecedido por travessão.

  O cavalo e o burro                                                                 
Monteiro Lobato

  O cavalo e o burro seguiam juntos para a cidade.  O cavalo contente da vida, folgando com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro - coitado!- gemendo sob o peso de oito.  Em certo ponto, o burro parou e disse:
— Não posso mais!  Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso igualmente, seis arrobas para cada um.
O cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada.
— Ingênuo!  Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso tão bem continuar com as quatro?  Tenho cara de tolo?
O burro gemeu:
— Egoísta,  Lembre-se que se eu morrer você terá que seguir com a carga de quatro arrobas e mais a minha.
O cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso.  Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e rebenta.
Chegam os tropeiros, maldizem a sorte e sem demora arrumam com as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta.  E como o cavalo refuga, dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade.
— Bem feito!  Exclamou o papagaio.  Quem mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso?  Tome!  Gema dobrado agora…



De Opinião

Texto argumentativo que expõe o ponto de vista do autor sobre determinado tema, circulando entre os meios de comunicação como jornais, revistas, etc...




IDEIA CENTRAL DE UM TEXTO:

Podemos perceber nesse texto Poético que, a ideia central dele é expressar a pressa do autor, devido à alguns fatores (estar atrasado e ter perdido a alegria), por isso ele quer que o tempo passe rápido.

No texto Narrativo percebemos a ideia sobre o egoísmo e suas consequências (pois o cavalo foi egoísta em não dividir o fardo com o burro e poi isso o burro não aguentou, sobrando assim todos os fados para o cavalo carregar sozinho).

No texto de Opinião é expressado a ideia de solicitação de justiça e igualdade para todos no recebimento do benefício da aposentadoria. ( pois o autor diz que nem o fatot de ser homem ou mulher e nem o tipo de profissão podem ser critérios para que um trabalhador receba esse benefício antes de outros trabalhadores.

Encontro consonantal e dígrafo.

Conforme estudamos, quando duas letras se unem para formar 1 som, ou seja, quando não percebemos o som separado de cada letra, a nomeamos Dígrafo.

EX: chave, vassoura, ilha, arroz, queijo, minha, exceção, piscina, nascer, ...

VOCÊ PRECISA LER A PALAVRA E PERCEBER O SOM! (existem outras regras, mas prefiro dar essa dica à vocês! ;)

Ao contrário disso, quando você percebe o som de cada letra, chamamos Encontro Consonantal.
EX: abraço, primo, flor, ritmo, cacto, advogado, planta,...

1) Vamos separar as sílabas de todas as palavras dos exemplos acima:
a) chave: cha-ve
b) vassoura: vas-sou-ra
c) ilha: i-lha
d) arroz: ar-roz
e) queijo: quei-jo
f) minha: mi-nha
g) exceção: ex-ce-ção
h) piscina: pis-ci-na
i) nascer: nas-cer
j) abraço: a-bra-ço
k) primo: pri-mo
l) flor: flor
m) ritmo: rit-mo
n) cacto: cac-to
o) advogado: ad-vo-ga-do
p) planta: plan-ta

Dessa forma, quando em uma frase ou texto uma palavra não couber (toda ela) na linha de seu caderno, é assim que deve ser feita a separação silábica! ;)

Sinônimo e Antônimo
Sinônimo são palavras diferentes que expressam o mesmo sentido. EX: rápido-depressa.

Antônimo são palavras diferentes com sentido/significado diferente. EX: rápido-devagar.

*Busque esses conteúdos no seu caderno e nas páginas 14 e 15 da apostila de Língua Portuguesa.

Interpretação de texto: nós temos realizado várias atividades interpretativas. A interpretação é possível quando você lê o texto com bastante atenção e sublinha as partes relacionadas ao que é pedido.

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