03/08/2016

Biosfera, lar dos seres vivos



Biosfera significa esfera da vida. São as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem  condições necessárias para o desenvolvimento da vida.


Camadas da terra

Biosfera - formada por elementos encontrados na atmosfera, na litosfera e na hidrosfera: o ar, a água, o solo, o calor, a luz e os alimentos
Atmosfera - camada de gases que envolve a terra. Equilibra a temperatura do planeta, contém oxigênio, nitrogênio e gás carbônico
Hidrosfera - conjunto de todas as águas do planeta
Litosfera - camada sólida (rochas e minerais)
O termo biosfera foi criado pelo geólogo Eduard Suess em 1875 e consiste no espaço povoado pelos seres vivos. Está incluída no âmbito da geosfera e é composta pela camada superior do solo (litosfera), as águas continentais e oceânicas (hidrosfera) e a atmosfera.
O homem, como ser vivo faz parte da biosfera, interagindo com os outros seres vivos, algumas vezes de forma harmônica e outras vezes de forma desarmônica, causando constantes prejuízos para a vida da biosfera em geral. A devastação de até biomas inteiros, a pesca abusiva, a substituição dos ecossistemas naturais por áreas destinadas a monoculturas e pecuária, e o agronegócio em geral transformam a biosfera.
O avanço da ocupação humana sobre os mais diversos ecossistemas causam impacto sobre o equilíbrio ecológico. Os seres vivos e o meio ambiente estabelecem uma interação dinâmica, porém frágil. O grande dilema das sociedades modernas é conciliar o desenvolvimento tecnológico e a carência cada vez maior de recursos naturais com o equilíbrio da biosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário